domingo, 29 de junho de 2008

“Estilo e significado”(Pasos hacia una ecologia de la mente_pag156)

Dizem que cada quadro explica uma história, isto generaliza-se a maior parte da arte, mas o que interessa não é saber o relativo a historia, mas sim descobrir que informação psíquica importante existe referente ao objecto de arte, sem dar importância ao que realmente significa.
O código mediante o qual os objectos ou pessoas (ou ate seres sobrenaturais), faz com que estes se transformem em madeira ou pintura constitui uma fonte de informação sobre o artista e a sua cultura. O que interessa então, é desvendar esse código, as regras dessa transformação, e não a mensagem que este pretende transmitir. Ou seja, o importante não é o significado da mensagem, mas sim o significado do código escolhido.
A partir da parte superior da terra de uma árvore é possível sabermos que por debaixo da mesma existem raízes, assim sendo, o importante é ter um sistema conceptual que nos obrigue ver a mensagem, ou o que é o mesmo, o objecto de arte, ao mesmo tempo que forma parte de um universo maior, a saber a cultura ou alguma parte referente a mesma.
Se aquilo que o artista se propõe é mostrar algo referente aos componentes do inconsciente da sua obra, seguidamente terá de encontrar uma escada mecânica acerca da mesma posição que pretende mostrar.

Realizado por: Carina Afonso 52329

Nenhum comentário: